Grisalho

A palavra grisalho é utilizada para se referir a coisas mescladas com fios brancos, como o cabelo, por exemplo. Além disso, a palavra grisalho pode ser usada para se referir a coisas pardas, pardacentas, cinzentas ou gris. Outro significado para a palavra grisalho é aquilo que remete à idade que não é jovem, mas também não é velho, ou seja, alguém de meia-idade.

A palavra grisalho é um adjetivo cuja origem está no francês “grisalle”, que significa uma mistura de cabelos brancos e escuros com os quais se fazem perucas. Sendo assim, podemos entender  que a palavra grisalho é usada para caracterizar pessoas que têm cabelos com fios brancos, geralmente associados à elegância em homens, já em mulheres, é tido como algo ruim, já que não gostam da ideia de envelhecer.

Sinônimos da palavra grisalho

Cinzento, arruçado, encanecido, esbranquiçado, ruço, branco, cano e outros.

Antônimos da palavra grisalho

Jovem, preto, novo e outros.

Frases com a palavra grisalho

“Tenho mais de 50 anos de idade. Meus cabelos ainda não estão grisalhos, mas as rugas já começam a aparecer. Cirurgia Plástica nunca fará. Como gosto de trabalhar, aceito todo papel que venham a me oferecer, seja importante ou não, mas Galã, nunca mais. Detestaria me passar por ridículo.”

― Robert Taylor

Atualizado em: 22/05/2017 na categoria: Significado das principais palavras