Habitual

A palavra habitual é usada para se referir a um ato que se transformou em hábito, ou seja, que passou a ser usual, costumeiro ou rotineiro, sendo repetido com frequência, se tornando algo comum. Além disso, a palavra habitual também pode ser usada para se referir àquilo que apresenta ampla aceitação; consagrado, corrente, usual ou dentro dos padrões antigos já propostos.

A palavra habitual é um adjetivo de dois gêneros cuja origem está no latim medieval “habitualis”, que significa habitual ou frequente. Sendo assim, podemos entender que a palavra habitual pode ser usada para se referir a algo que se repete, que é ou se tornou um hábito ou rotina.

Sinônimos da palavra habitual

Repetido, usual, rotineiro, frequente, costumeiro, cotidiano, normal, comum, corriqueiro, trivial, inveterado, convencional, natural, conhecido, crônico, vulgar e outros.

Antônimos da palavra habitual

Diferente, incomum, extraordinário, bizarro, extra, esquisito estranho, anormal, incomparável, especial, desacostumado, desusual e outros.

Frases com a palavra habitual

“Chamo caráter de um homem à sua maneira habitual de ir à caça da felicidade.”

– Stendhal

“Uma sociedade se embrutece mais com o emprego habitual dos castigos que com a repetição dos delitos.”

– Oscar Wilde

“Contra o que é habitual crer, a verdade é quase sempre divertida. A única coisa que as pessoas se dão ao trabalho de inventar são tragédias.”

– Graham Greene

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras