» » Hipócrita

Hipócrita

Hipócrita é um adjetivo que vem do substantivo hipocrisia. Hipocrisia significa fingir possuir algum sentimento, crença, virtude, ideia ou ideal que na verdade não tem.

Hipocrisia vem do grego e do latim, onde tinha o significado de representação no teatro, vindo principalmente das máscaras que os atores usavam na época para a representação de uma peça.

O que quer dizer hipócrita?

A pessoa hipócrita então, finge e dissimula, vai contra tudo aquilo que ela prega acreditar. Por exemplo, quando a pessoa diz acreditar em algum preceito religioso dentro da igreja, porém fora da igreja suas ações são totalmente opostas àquelas que falara, a pessoa é hipócrita.

Hipócrita pode também ser considerado um adjetivo para uma pessoa que age como outra, que não é leal, aquela que não se pode confiar, uma pessoa dissimulada e na maioria das vezes demagoga, fingindo ser o que não é, e principalmente que tem ações muito opostas, e na maioria das vezes por debaixo dos panos, àquelas que havia dito ter anteriormente.

Um ato de hipocrisia por exemplo, pode ser quando alguém critica muito uma ação de outra pessoa, e ela mesma acaba por fazer igual ao que ela criticou. Ou quando ela critica algo e tem vontade de fazer a mesma coisa.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Adjetivos