» » Qual a Diferença entre História e Estória?

Qual a Diferença entre História e Estória?

A diferença entre história e estória é simples: o termo estória é utilizado para se referir a contos, fábulas, narrativas que não são verdadeiras ou comprovadas. Quando falamos na História como ciência e disciplina, nos referindo a fatos que realmente aconteceram, escrevemos história, com h.

Ambas as palavras têm sua origem na palavra grega historía.

Significado da Palavra Estória

Estória é uma forma mais antiga do termo história que, em vez de cair em desuso totalmente, passou a ser utilizada para se referir às fábulas e contos inventados.

Mas apesar da palavra estar no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, seu uso é raro, além de não ser mais aceito pela maioria dos entendedores da gramática.

Como podemos perceber, a palavra história, com h, hoje em dia, é utilizada para se referir tanto a histórias verdadeiras ou não, quanto à História como ciência (nesse caso, a palavra pode ser escrita com a inicial maiúscula ou minúscula, segundo o Novo Acordo Ortográfico) que relata e documenta os acontecimentos verdadeiros desde a Idade Antiga, quando a escrita foi descoberta.

Exemplos do Uso de História e Estória

  • Hoje iremos ter aula de História/história;
  • Mamãe, você pode contar uma estória/história para eu dormir, por favor?
  • Não gosto de estudar História/história, prefiro matemática;
  • Isso que ela me contou é uma mentira, uma estória inventada, totalmente sem nexo!

Qual a Diferença entre História e Ficção?

Quando falamos em História como ciência, nos referimos aos fatos históricos, documentados e comprovados através de documentos da época, depoimentos, vídeos e áudios, enquanto na ficção, as narrações e histórias não são verdadeiras, são criadas pela imaginação, cheias de elementos fantasiosos.

Qual a Diferença entre História e Mito?

O mito é uma história simbólica, influenciada por determinada cultura, onde o homem tenta explicar a sua própria origem, a origem do mundo e do universo através da representação e participação de deuses, semi-deuses e outras criaturas mitológicas, enquanto a História, como ciência, lida com acontecimentos reais, comprovados e documentados.

Qual a Diferença entre História e Pré-história?

A pré-história refere-se ao período em que os homens ainda não dominavam a escrita. Esse tempo perdurou até o ano 4000 a.C., época em que a escrita foi descoberta e, então, a partir daí, deu-se início à Idade Antiga, período que marcou o surgimento da História como ciência.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Diferenças