» » » Holístico

Holístico

Holístico ou holista é um termo que refere-se ao todo, à totalidade. A palavra vem do termo grego “holos”, que significa “inteiro”. É um adjetivo usado para designar algo que tem relação com o holismo, ou que busca a compreensão das coisas em geral de forma completa, absoluta.

O que é Holismo?

O holismo, ideia formulada por Jan Christiaan Smuts em 1926, é a tendência de abordar e entender qualquer coisa levando em conta a sua completa formação, todas as suas partes e vertentes devem ser analisadas em conjunto. O holismo é próprio da natureza, da evolução que busca sempre entender toda a complexidade que envolve tudo no universo, e não apenas parte dela.

Visão Empresarial Holística

Dentro de uma empresa, a visão holística se opõe à divisão setorial, à departamentalização. Ao contrário disso, avalia a organização de forma total, única, com todos os seus elementos.

Medicina Holística

Na medicina, o holismo aborda uma doença não só pelos métodos convencionais que levam em conta apenas o aspecto e os sintomas físicos do paciente, mas também o seu desequilíbrio energético e emocional.

Marketing Holístico

O marketing holístico consiste em integrar todas as etapas do marketing – as da pré-venda, venda e pós-venda – e transformá-lo em um só. A expressão foi criada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller e une os elementos do marketing interno, externo, de relacionamento integrado, marketing social, webmarketing e outros. Dessa forma os efeitos positivos em seu ambiente organizacional e na comunicação e relação com todos os seus clientes aumentam sensivelmente.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Expressões, História