» » Impaciente

Impaciente

A palavra impaciente é usada para se referir a alguém que não gosta de sofrer ou ser incomodado ou não se conforma em esperar. Além disso, ainda pode ser usada para se referir a alguém que deseja algo com sofreguidão, ávido, ou ainda que se movimenta muito, que demonstra inquietação; inquieto, agitado, apressado. Outro significado para essa palavra é aquele que se queixa à toa; impertinente, rabugento.

A palavra impaciente é um adjetivo de dois gêneros, cuja origem está no latim “impatiens”, que quer dizer: que não se contém, inquieto. Sendo assim, podemos concluir que a palavra impaciente se refere a alguém que não tem paciência, quer a coisas rápido e não tem gosto em esperar, se tornando irritado ou ansioso em situações assim.

Sinônimos da palavra impaciente

Ansioso, ávido, estressado, apressado, precipitado, pressuroso, inquieto, agitado, alvoroçado, buliçoso, nervoso, mal sofrido, sôfrego, frenético e outros.

Antônimos da palavra impaciente

Paciente, calmo, tranquilo, pacífico, tolerante, acomodado, conformado, quieto, sossegado, repousado, plácido, manso, sereno, calado, pacato, brando, despreocupado, remansado, agradável, adorável, simpático, encantador, amável e outros.

Frases com a palavra impaciente

“Talvez haja apenas um pecado capital: a impaciência. Devido à impaciência fomos expulsos do paraíso; devido à impaciência, não podemos voltar.”

– Franz Kafka

“Não seja impaciente. A felicidade nem sempre está longe de si.”

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Adjetivos