» » Infante

Infante

A palavra infante significa uma criança ou menino, se bem que em Portugal e na Espanha, esse é um título de nobreza destinado aos filhos dos reis que não são destinados ao trono. A palavra infante é relativa à infância ou ao infantil, mas depois de adultos, os infantes não são mais chamados de infantes, e sim de príncipes.

Essa palavra também pode significar um soldado de infantaria ou peão. A palavra infante trata-se de um substantivo masculino que, quando apresentada com sentido de infância têm sua origem no latim “infans, antis”, que significa aquele que tem pouca idade, novo, criança, pequeno ou ainda aquele que não fala. Já quando a palavra infante possui sentido de soldado de infantaria ou peão, afirma-se que sua origem está no italiano “fante”, que significa menino, ou soldado que vem a pé.

Sinônimos da palavra infante

Peão, menino, criança, guri, infantil, príncipe, pueril e imaturo.

Antônimos da palavra infante

Adulto, velho e maduro.

Frases com a palavra infante

“Sou u espírito infante, que carrega um cadáver.”

– Marco Aurélio

“A maioria das pessoas por mais velha que fiquem continuam com a atitude infantil de pegar na mão de um adulto para que este a conduza pela senda da vida, tal atitude é aceitável quando se é um infante, porém não quando se atinge a maioridade.”

– Mário Pereira Gomes

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Sociedade