» » Qual a Diferença entre Jogo e Esporte?

Qual a Diferença entre Jogo e Esporte?

Há diversas diferenças entre jogo e esporte. O jogo é uma atividade criada com fins recreativos, com regras mais simples e que podem ser escolhidas e modificadas pelos próprios jogadores. Cada esporte, no entanto, possui suas regras já definidas e universais. Na prática de esportes, os atletas vestem uniformes adequados e sempre há prêmios para os vencedores, como medalhas, títulos, troféus ou dinheiro.

O Esporte e suas Características

As regras de cada esporte são definidas pelas instituições que os regem, que podem ser ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. Como exemplo, temos a Confederação Brasileira de Futebol, Confederação Brasileira de Futsal, o Comitê Olímpico de Atletismo, a Liga Nacional de Futebol Americano, etc.

O esporte é uma atividade mais intensa que quase sempre exige esforço muscular, habilidades específicas, treino intenso e dedicação total para que os atletas estejam em perfeitas condições para competir, além de melhorarem física e espiritualmente o ser humano.

Esportes e Atividades Físicas

Os esportes estão atrelados à atividade física, mas há também aqueles que não a exigem, como o xadrez, jogo que também é considerado um esporte. O esporte também está vinculado à remuneração, ao trabalho e à própria carreira profissional, embora existem jogos que também apresentem essa característica.

Os atletas – praticantes de esportes – podem competir entre si, individualmente, em duplas, grupos, times ou equipes, mas sempre com um adversário. Apesar de ter caráter mais sério que o jogo, o esporte também possui como ideais divertir e entreter quem o pratica e quem o assiste.

Jogos e suas Características

As características comuns entre os diferentes tipos de jogos são a interatividade e o entretenimento e a existência de regras e objetivos a serem seguidos pelos jogadores adversários. Nos jogos, há também as condições que indicam a vitória, o empate e a derrota.

O jogo, por si só, provoca, ao mesmo tempo, tensão e alegria, frutos de uma competitividade sadia, onde todos se divertem. Os jogos estão frequentemente presentes em escolas e é através deles que os alunos aprendem a desenvolver o “espírito esportivo”, a competir, a perder e a vencer.

Assim como no esporte, há também, nos jogos, adversários jogando individualmente, entre si, em duplas ou equipes adversárias.

Quais as Semelhanças entre Jogo e Esporte?

É claro que os jogos e esportes possuem algumas características em comum: são atividades livres e que proporcionam prazer, com regras e formação de grupos que competem entre si, sendo, por isso, considerados uma atividade social.

Os jogos e esportes são desafiadores e afloram, igualmente, a competitividade e a vontade de vencer, fazendo com que os praticantes deem o melhor de si.

Qual a Diferença entre Jogo, Esporte e Brincadeira?

As diferenças existentes entre jogo, esporte e brincadeira são fáceis de entender.

No esporte, as regras são universais, não podem ser alteradas e devem ser seguidas por todos os participantes. Cada esporte possui seu órgão regulador, como a Confederação Brasileira de Futebol, por exemplo. Os praticantes de esportes devem estar devidamente identificados e quem vence sempre ganha medalhas, troféus ou dinheiro.

No jogo, as regras são livre e podem ser definidas momentos antes de seu início, além de serem mais flexíveis, podendo ser alteradas.

Na brincadeira, as regras podem ser alteradas a toda hora e não é necessário que haja competição entre os participantes. Pode-se brincar de casinha, esconde-esconde, pega-pega, com bonecas, carrinhos, brincar de faz de conta, etc.

18 Exemplos de Jogos e Esportes

Esportes:

  • Futebol;
  • Vôlei;
  • Futsal;
  • Atletismo;
  • Basquete;
  • Tênis de mesa;
  • Natação;
  • Artes marciais;
  • Capoeira;
  • Judô;
  • Boliche;
  • Ciclismo;
  • Fisiculturismo.

Jogos:

  • Jogos de cartas, como Uno;
  • Jogos de caneta e papel, como Sudoku, que também pode ser jogado pelo celular;
  • Jogos de tabuleiro e de dados;
  • Jogo de futebol, popularmente conhecido como “pelada” ou “baba”, onde os times são formados com quantidade variável de jogadores em cada time e as regras são estabelecidas pelos próprios jogadores, como o tempo da partida.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Diferenças