» » O que é kefir?

O que é kefir?

O kefir é um alimento natural, probiótico, com diversas propriedades curativas e nutritivas. Pode ser usado na culinária de diversas formas, e é rico em cálcio, vitaminas e em outros nutrientes.

O Kefir é formado por grãos. Esses grãos na verdade são um conjunto de diversos microorganismos presentes no alimento, que possuem várias propriedades benéficas para o organismo. O kefir possui outros nomes, como Cogumelo Tibetano.

O kefir é um alimento com origem Caucasiana, muito usado no Leste Europeu e na Ásia, e foi trazido ao Ocidente recentemente, devido ao seu valor nutricional.

Sinônimos de Kefir

Cogumelo Tibetano, Cogumelo de Iogurte, Planta de Iogurte

Benefícios do kefir

O kefir é um alimento que geralmente é adicionado ao leite, que é então fermentado pelos microorganismos que nele se encontram, possuindo um gosto agradável semelhante ao iogurte. O kefir pode ainda ser preparado na água, possuindo os mesmos benefícios que o kefir de leite, perdendo apenas em sabor.

O maior benefício do kefir está em sua capacidade em regular o intestino. Outro benefício está em sua composição nutricional, pois o kefir é rico em vitaminas e nutrientes como: vitamina B12, vitamina K2, biotina, cálcio, magnésio, folato, enzimas e probióticos.

O seu valor calórico e nutricional completo irá depender do leite que foi utilizado e fermentado para a produção da bebida de kefir, ou mesmo do alimento ao qual o kefir foi adicionado, pois existem diversas formas de preparação do alimento.

Outros benefícios do kefir incluem um aumento da defesa do organismo, o auxílio no tratamento de doenças intestinais e alergias, a desintoxicação do organismo, dentre outros.

Atualizado em: 13/06/2018 na categoria: Natureza