» » O Que é Lúpus?

O Que é Lúpus?

Lúpus é uma doença crônica autoimune e seus principais sintomas são dor nas articulações, manchas vermelhas e inflamações pelo corpo, queda de cabelo, dor ao respirar, febre e em casos mais graves, convulsões.

A doença Lúpus faz com que o corpo produza mais anticorpos do que o necessário e por causa desse excesso, os anticorpos acabam atacando células normais do corpo e causando várias lesões no organismo.

O lúpus se manifesta, principalmente, em mulheres que estão no período fértil.

Lúpus Eritematoso

Lúpus eritematoso é o nome correto da doença conhecida por somente Lúpus, que é dividida em dois tipos, dependendo dos sintomas:

  • Lúpus eritematoso sistêmico: que provoca inflamações nos rins, pulmões, coração e vários outros órgãos;
  • Lúpus eritematoso cutâneo: que é responsável pelo aparecimento de manchas vermelhas na pele, principalmente no rosto, braços, orelhas e colo, que são as os locais mais afetados pelo sol.

O lúpus eritematoso apresenta quatro níveis:

  • Lúpus eritematoso cutâneo agudo;
  • Lúpus eritematoso cutâneo subagudo;
  • Lúpus eritematoso cutâneo crônico;
  • Lúpus eritematoso cutâneo profundo.

Lúpus tem Cura?

O Lúpus não tem cura porque é uma doença crônica. As doenças crônicas se caracterizam, principalmente, por apresentarem sintomas contínuos, não serem causados por um único motivo e por precisarem de mudanças de hábitos para atuar como coadjuvante no controle da doença.

Apesar de não ter cura, o lúpus pode ser controlado com anti-inflamatórios em casos mais leves, corticoides em casos mais severos e ainda com medicamentos imunossupressores, como por exemplo o metotrexato e a cloroquina.

Lúpus é contagioso?

O lúpus não é contagioso. Ele é causado por uma predisposição genética, hormonal (quando a produção de estrógeno (hormônio feminino) é alta), ou até mesmo por um fator ambiental, como a exposição ao sol em horários inapropriados.

Lúpus é Câncer?

O Lúpus não é câncer. Como já foi dito anteriormente, ele é uma doença autoimune, ou seja, uma doença que faz os anticorpos se reproduzirem em grande quantidade no corpo e provocarem algumas reações no organismo diferente das que deveriam.

Já no caso do câncer, acontece um crescimento desordenado de células malignas que penetram em órgãos e tecidos do nosso corpo e provocam outros sintomas diferentes do lúpus.

Segundo estudos feitos por pesquisadores da universidade McGill no Canadá, as pessoas que possuem lúpus são sim mais propensas a adquirirem câncer do que outras pessoas que não manifestam a doença, mas o lúpus não é um tipo de câncer.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Saude