» » O que é Maçonaria?

O que é Maçonaria?

A maçonaria é uma sociedade universal, cujas atividades interessam apenas aos seus membros; Dentre os princípios da maçonaria encontram-se a crença de que todo ser humano é igual, na ausência de diferenças de classes, na liberdade, na democracia, na união entre os indivíduos, e na evolução intelectual.

As diversas unidades de maçonaria espalhadas pelo mundo são independentes entre si e não possuem nenhum tipo de hierarquia.

Origem da palavra maçonaria

A origem do termo “maçonaria” é francesa. Em francês, maçom significa pedreiro, e maçonaria, por extensão do uso da palavra em português, seria algo como “associação de pedreiros”, levando em consideração o fato de que seus membros estão em constante evolução, e buscam construir algo de bom para a sociedade.

Como se tornar um membro da maçonaria?

Apenas homens podem fazer parte dessa sociedade. O membro da maçonaria é chamado maçom. Não existe nenhum pré-requisito para se tornar um maçom, pois a sociedade não faz distinção de classe, raça, ou religião.

O futuro membro deve, no entanto, possui boa índole, gostar de ajudar o próximo, e procurar se aperfeiçoar sempre.
Para fazer parte de uma célula da maçonaria é necessário um convite formal feito por algum membro ativo da sociedade, e que seja então iniciado por outros maçons.

A partir daí, o indivíduo realiza diversos juramentos, os quais deve cumprir para fazer parte da sociedade.

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Religião