Maktub


A palavra Maktub é uma expressão árabe que tem por significado “tinha que acontecer” ou “já estava escrito”. Maktub é também o nome atribuído um dos livros do autor Paulo Coelho.

Esta expressão é tida como sinônimo de “destino”, isto porque ela denota que alguma coisa que estava de alguma forma predestinada a acontecer, ou um acontecimento que se encontrava “escrito nas estrelas”. Neste caso em particular, apesar de que possuímos o livre arbítrio, as coisas que se sucedem já há tempos destinadas a acontecerem.

Etimologicamente, maktub é uma expressão associada com a palavra kitab, que tem por significado “livro”, em árabe.
Dentro da cultura árabe, a expressão maktub denota uma face fatalista e indivíduos que sendo crentes no Islamismo, se submetem à vontade de Alá.

O livro de Paulo Coelho: O que quer dizer Maktub?

O livro chamado Maktub, de Paulo Coelho, consiste em um conjunto de crônicas que foram escritas entre 1993 e 1994 no jornal Folha de S. Paulo. Este livro contém textos e parábolas de outros autores e referem-se  ao universo que conspira a nosso favor, e em que várias ocasiões, nós conspiramos contra nós mesmos.
O autor Paulo Coelho afirmou que seu livro não trata de conselhos, mas sim de uma filosofia de vida e expressão da cultura de várias culturas diversas. Coelho se compara de uma forma humilde a um tecedor, que em sua vida se limitou a juntar os fios com o objetivo de construir a sua obra final.