» » O Que Significa Masoquista?

O Que Significa Masoquista?

Masoquista é uma pessoa que sente prazer ao sentir dor e também através do sofrimento moral, como uma humilhação verbal. Quem é masoquista sente prazer, sexual ou não, ao estar em uma situação de inferioridade perante o outro, ao ser agredido e ridicularizado, por exemplo.

Inicialmente, o termo masoquista incluía apenas as pessoas que sentiam prazer sexual através da dor e da humilhação, mas hoje em dia engloba as pessoas que sentem qualquer tipo de prazer através da dor de modo geral, como, por exemplo, ao passar dificuldades e desgraças e até causá-las a si próprio.

Masoquismo é uma doença?

O masoquismo é um distúrbio mental categorizado como um transtorno parafílico, ou seja, ligado à sexualidade, apesar de incluir as pessoas que sentem outros tipos de prazer através da dor.

Muitas pessoas possuem tendências masoquistas, mas não apresentam o transtorno em si. Quando uma pessoa só consegue obter prazer ou se satisfazer sexualmente através do sofrimento físico e/ou moral pode ser diagnosticada como masoquista.

Leia também:

Qual a diferença de masoquista e sadomasoquista?

Enquanto o masoquista é a pessoa que precisa sentir a dor e sofrimento para sentir prazer, o sadomasoquista gosta da dor e do sofrimento de forma geral para sentir prazer, já que o termo sadomasoquismo refere-se ao sadismo (sentir prazer ao provocar o sofrimento no outro) e ao masoquismo.

 Exemplos de uso de masoquista

  • “O paciente é masoquista e sofreu uma fratura ao pedir que o batessem com força.”;
  • “Eu sou masoquista, sinto prazer ao sentir dor.”;
  • “Meu namorado é masoquista, eu fiquei surpresa quando descobri.”;
  • “Ele pode ser masoquista, precisa procurar um médico.”.

Atualizado em: 24/05/2018 na categoria: Significado das principais palavras