» » Qual a Diferença entre MBA e pós-graduação?

Qual a Diferença entre MBA e pós-graduação?

MBA é uma palavra do inglês, sigla utilizada para se referir as pós graduações LATO SENSU, mais especificamente relacionadas à administração e negócios. Já pós-graduação é qualquer curso de especialização que é feito após a graduação. Logo, pode-se perceber que na verdade o MBA é um tipo de pós-graduação.

As pós-graduações são dividas no Brasil em duas categorias. As pós-graduações LATU SENSO, também chamadas de especializações, e as pós-graduações STRICTU SENSU, que são o mestrado e o doutorado.

Fora do Brasil as especializações LATU SENSU em negócios são também chamadas de MBA, e no Brasil o termo começou a ser utilizado com o mesmo sentido.

O que é pós-graduação?

Uma pós-graduação é um curso feito após a graduação, como explicado anteriormente. Ela pode ser voltada para a área acadêmica, como as pós-graduações STRICTU SENSU, ou para a prática, que são as pós-graduações LATU SENSU, ou especializações.

Depois de concluir uma pós-graduação LATU SENSU o indivíduo se torna especialista, enquanto após concluir uma pós-graduação STRICTU SENSU o indivíduo se torna mestre ou doutor.

O que é MBA?

A sigla MBA vem da expressão em inglês “Master Business Administration”. O MBA nada mais é do que um curso de especialização LATU SENSU, ou seja, um curso profissionalizante voltado para a prática, porém, voltado para a área de negócios, daí o “bussiness”, que significa “negócios” em inglês.

O MBA é uma pós-graduação com a mesma carga horária, e seu diploma vale exatamente a mesma coisa do que outras especializações LATU SENSU na área de negócios.

Atualizado em: 06/08/2018 na categoria: Diferenças