» » Significado de Melancólico

Significado de Melancólico

A palavra melancólico é usada para se referir a pessoas que sofrem de melancolia ou de neurastenia, ou seja, uma pessoa neurastênica. Mas também pode se referir um momento pelo qual ela está passando que, por temperamento, é dado à melancolia e à tristeza, ou seja, se torna triste e sombrio. Além disso, pode se referira objetos que exprimem ou provocam melancolia.

Também é importante destaar que a palavra melancólico pode significar: que possui excesso de bile negra; atrabiliário. Sendo assim, entendemos que melancólico é tudo aquilo que exprime características do sentimento de marasmo, tédio ou tristeza.

A palavra melancólico vem e melancolia, cuja origem está no grego “melanos” (negro ou escurecido) + “cholia”, que corresponde à bile, que seria um dos 4 humores corporais segundo a crença medieval, assim se a pessoa se tornasse apática ou depressiva, era remetido ao escurecimento da bile.

Sinônimos de melancólico

Atribulado, envergonhado, oprimido, anuviado, nublado, triste, depressivo, desgostoso, entediado, tristonho, fusco, humilhado e outros.

Antônimos de melancólico

Feliz, alegre, contente, aberto e outros.

Frases com a palavra melancólico

“Melancolia: maneira romântica de ficar triste.”

– Mário Quintana

“Essa é uma melancólica verdade: que os grandes homens também têm parentes nobres.”

– Charles Dickens

“A melancolia não passa  de um entusiasmo que arrefece.”

– André Gide

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Psicologia