» » » Misógino

Misógino

Misógino é uma pessoa que tem raiva, preconceito, aversão, desdém ou rancor de mulheres ou meninas. A misoginia pode ser manifestada de várias maneiras e, inclusive, pelas próprias mulheres.

Piadas de discriminação sexual, hostilidade, objetificação das mulheres, violência, ideologia do privilégio masculino e o desprezo que muitas mulheres sentem pelos próprios corpos são alguns exemplos na misoginia no dia-a-dia.

Misóginos acreditam que as mulheres perturbam a ordem natural do mundo com seu péssimo caráter e promiscuidade. Os misóginos também condenam os homens que namoram ou que ficam com muitas mulheres.

Estudiosos acreditam que muitos misóginos acreditam que não existem mulheres o suficiente para os homens e que, enquanto uns têm demais, outros acabam sem nenhuma. Essas pessoas acreditam fazer parte da parcela de homens desfavorecida nessa “distribuição” e acabam odiando as mulheres por isso.

Misoginia tem Cura?

A única cura para a misoginia é o conhecimento, ou seja, o misógino deve encontrar alguém que argumente e o faça entender que o seu desprezo pelas mulheres não é algo correto, além de não ter fundamento.

Se essa pessoa for uma mulher, ele pode não levar a conversa a sério, pois ele não acredita na capacidade das mulheres, por isso, é ideal que um homem que represente alguém respeitável para o misógino tenha essa conversa.

Misoginia e Misandria

Como já dissemos antes, misoginia é o desprezo por mulheres, já a misandria é o desprezo por homens. Misandria é o antônimo de misoginia.

Misandria é quando mulheres julgam os homens como inferiores e desprezíveis. Misandria é sinônimo de androfobia e pode ser tratada da mesma forma que a misoginia, ou seja, através de uma ótima argumentação feita por alguém por quem a mulher tenha muito respeito.

Misoginia, Machismo e Homossexualidade

Muitas pessoas confundem misoginia, machismo e homossexualidade, mas são 3 conceitos bem diferentes.

Machismo é a crença de que o homem é superior à mulher, enquanto a homossexualidade é o desejo por pessoas do mesmo sexo.

Machistas podem ter esposas e amá-las mesmo se considerando superiores, enquanto homossexuais podem ter amigas e gostar muito de mulheres, mesmo sem desejá-las. Os misóginos desprezam as mulheres, tratando-lhes com hostilidade.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Feminismo, Sociedade