» » Qual a Diferença entre Mitose e Meiose?

Qual a Diferença entre Mitose e Meiose?

A diferença entre mitose e meiose é que a divisão celular na mitose acontece na formação todas as células do corpo, aquelas chamadas de células somáticas, enquanto a meiose acontece para a formação dos gametas sexuais.

Ambos os processos são formas de divisão celular, a partir do qual nós crescemos, nos desenvolvemos, e que todos os indivíduos são formados.

Mas existem mais diferenças entre esses dois processos. Vamos entender um pouco mais sobre eles abaixo.

O que é mitose?

Mitose é um tipo de divisão celular a partir do qual uma célula chamada eucariótica se reproduz, originando suas células idênticas.

Na mitose, a célula primeiro replica seu material genético, e depois se divide em duas células, ambas idênticas à célula original.

É assim que todos os tecidos do nosso corpo se desenvolvem.

O que é meiose?

Já a meiose, que também é um processo de divisão celular, é o processo pelo qual os gametas, ou células sexuais, se formam. Nesse processo, uma única célula se replica e dá origem a quatro células, cada um com metade da carga genética da célula que as originou.

A célula sexual masculina é o espermatozoide, enquanto a célula sexual feminina é o óvulo. Quando uma célula sexual masculina se junta com uma célula sexual feminina, elas formam uma única célula com material genético diferente de ambas as células originais, gerando um organismo único e diferente.

Atualizado em: 14/09/2018 na categoria: Diferenças