Modéstia significa a ausência de vaidade, é a qualidade de quem opta pelo mais simples e comum e está relacionada à humildade. Um exemplo de comportamento baseado na modéstia é o indivíduo que não se gaba de suas conquistas e vitórias e nem exalta as suas próprias qualidades com a pretensão de mostrar ser o melhor.
Considera-se a modéstia uma boa qualidade, porque caracteriza alguém simples, despretensioso e humilde. Há quem relacione esse termo com as pessoas mais desapegadas aos bens materiais. Os antônimos de modéstia podem ser vaidade, pretensão e arrogância, alguém que dá valor excessivo aos seus feitos e ações.
O que é falsa modéstia?
Falsa modéstia caracteriza alguém que finge ser modesto, mas que, na verdade, é vaidoso, arrogante, gosta de elogios, se frustra quando não é elogiado por seus feitos e quando não recebe o reconhecimento que deseja.
Qual o significado bíblico de modéstia?
Ser modesto em termos bíblicos é refletir a beleza interior que vem de Deus por meio de ações e atitudes simples e desapegadas de vaidade.
Segundo a bíblia, modéstia é uma forma correta e pura de agir. Quem é considerado modesto procurar agradar ao Senhor em tudo que faz. Quem é considerado modesto evita o pecado e também não conduz outras pessoas ao pecado.
Exemplos do uso de modéstia
Alguns usos da palavra modéstia são:
- “Modéstia à parte, eu cozinho muito bem.”;
- “João, deixe de falsa modéstia, nós te conhecemos bem.”;
- “A modéstia é uma característica da Juliana, tão simples!”;
- “Chega de modéstia, você merece muitos elogios!”.
Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras