» » Modesto

Modesto

A palavra modesto é usada para se referir a alguém dotado de modéstia, ou seja, isento de vaidade, uma pessoa simples e despretensiosa, que revela modéstia, tem pudor e compostura, ou seja, alguém recatado. Alguém que é chamado de modesto é uma pessoa em quem se põem limites, não é excessiva, moderada e módica.

A modéstia também é relacionada àquilo não luxuoso, simples e que demonstra pobreza. Dessa forma, entendemos que o modesto é algo em que não há abundância, parco, sóbrio ou que não tem uma elevação no meio profissional. Trata-se de um adjetivo, cuja origem está no latim “modestus”, que quer dizer: “que mantém a devida medida, moderado, comedido, desinteressado, afável, virtuoso”

Sinônimos da palavra modesto

Simples, natural, desafetado, despretensioso, pudico, decoroso, decente, virtuoso, recatado, puro, sério, reduzido, razoável, moderado, módico, limitado, humilde, pobre, singelo, leve, parco, frugal, sóbrio e outros.

Antônimos da palavra modesto

Ostensivo, luxuoso, orgulhoso, arrogante, presunçoso, pretencioso, metido, convencido, vaidoso, soberbo, imodesto, petulante, esnobe, insolente, excessivo, rico, fútil, ambicioso, extravagante, extraordinário, pomposo, monumental, imoderado, brilhante, milionário, endinheirado e outro.

Frases com a palavra modesto

“A honestidade é uma forma de se ser conscientemente modesto.”

– Vergílio Ferreira

“Tudo tem um começo modesto.”

– Cícero

“O homem superior é modesto em seu discurso, mas excede em suas ações.’

– Confúcio

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Adjetivos