» » Diferença entre Monarquia e República

Diferença entre Monarquia e República

A diferença entre Monarquia e República é que, na Monarquia, o poder é ilimitado e absoluto do governante, enquanto a República conta com a participação popular e o poder está dividido entre as 3 instâncias encarregadas.

Monarquia Absoluta, Constitucional e Eletiva

Existem três tipos de monarquia: a constitucional, a absoluta e a eletiva.

No caso da Monarquia Constitucional, o rei não detinha todo o poder, embora contasse com a maioria dele.  A monarquia constitucional possuía um parlamento encarregado de aconselhar o rei e apresentar projetos. Ainda há a figura do Primeiro Ministro, eleito popularmente e fiscalizado pelo parlamento.

A Monarquia Absoluta contava com o Rei enquanto líder supremo, cujas decisões não deviam ser questionadas. O mesmo era encarregado de governar o país do ponto político e social, escolhendo estabelecer ou não uma relação com o povo.

A Monarquia Eletiva é caracterizada por um líder supremo, porém eleito. As pessoas elegem um líder, que deterá todo o poder sobre a nação. Outra característica é que se trata de um líder vitalício, ou seja, ele ocupará o cargo enquanto viver.

República

Na República, o chefe de Estado é eleito democraticamente através do voto popular. Esse líder político permanecerá no poder por um período de tempo predeterminado, sendo que, ao final desse período, o mesmo deve desocupar o cargo, dando lugar a outra pessoa, também eleita democraticamente.

A República conta com os 3 poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. O poder Legislativo tem como função elaborar as leis e projetos que, posteriormente, serão executados e melhor planejados pelo Executivo. O poder Judiciário trata de fiscalizar os demais, garantindo o cumprimento das leis.

O presidente, que é o líder político de uma República, é o líder do poder Executivo, desempenhando muitas funções que se resumem em administrar o país do ponto de vista político, econômico e social.

Exemplos com Monarquia

  • Nas monarquias os reis tinham muito poder;
  • Gosto muito de estudar sobre as monarquias, pois sempre encontro aspectos de governo interessantes.

Exemplos com República

  • O presidente da República é uma figura muito importante no país, mas depende de outros poderes para governar;
  • Em uma República, a democracia é o que se tem de mais importante.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças