Monótono

A palavra monótono é usada para se referir a aquilo que apresenta continuamente o mesmo tom, se repete continuamente, invariável ou uniforme. Além disso, a palavra monótono pode significar aquilo que, pela ausência de novidade, se mostra enfadonho, maçante, chato e tedioso, uma rotina monótona é aquela que não apresenta novidades, seguindo sempre o mesmo padrão.

A palavra monótono é um adjetivo cuja origem está no latim “monotonus”, que significa monótono, de uma tensão uniforme ou pertinaz. Sendo assim, entendemos que a palavra monótono é usada para se referir a coisas rotineiras, sem novidades, que seguem sempre o mesmo padrão, sem variações.

Sinônimos da palavra monótono

Enfadonho, sacal, chato, uniforme, invariável, constante, tedioso, fatigante, maçante, fastidioso, enfastioso, aborrecido e outros.

Antônimos da palavra monótono

Agradável, entusiasmante, lúdico, legal, dinâmico, estimulante, variado, divertido, inconstante, variável, recreativo, atraente e outros.

Frases com a palavra monótono

“Para o homem feliz, a oração é uma reunião monótona de palavras sem sentido, até o dia em que a dor venha explicar ao desgraçado essa linguagem sublime por intermédio da qual o homem fala com Deus.”

― Alexandre Dumas

“Acreditar é monótono, duvidar é apaixonante, manter-se alerta: eis a vida.”

― Oscar Wilde

“Imagino que sua vida seja tão monótona a ponto de você se divertir prestando atenção na minha!”

― Ailamara Cavalcante

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras