» » O Que Significa Namastê?

O Que Significa Namastê?

Namastê significa eu saúdo você. Outro significado de Namastê é O Deus que habita no meu coração saúda o Deus que habita no seu coração. Namastê é uma palavra de saudação típica da cultura asiática, mais utilizada na região Sul da Ásia, principalmente no Nepal e na Índia, por diversos povos. É utilizada no início da conversa, assim como o “olá”, aqui no Brasil.

Culturalmente, essa palavra têm um sentido mais ligado à igualdade e união de seres humanos, ou seja, simboliza a essência humana, propondo que todas as pessoas possuam a mesma energia, vivendo no mesmo universo. A ideia central de Namastê é de uma energia pacífica e terna.

A palavra Namastê é uma versão mais informal dessa saudação, ou seja, existem outras formas um tanto mais clássicas de realizar essa saudação, como namaskar ou namaskaara.

No Brasil, Namastê é bastante utilizado por pessoas que praticam Yoga e meditação, simbolizando a paz interior e mútua.

Origem de Namastê

A palavra Namastê tem origem no sânscrito e significa curvo-me diante a ti. É uma saudação bastante respeitosa e ilustre na cultura asiática, o que possibilita a um indivíduo demonstrar máximo respeito pelo outro.

Essa saudação pode ser feita com o ato de dobrar as mãos. Ao fazer isso, torna-se desnecessário pronunciar a palavra “Namastê”, pois subentende-se o que o gesto significa.

Exemplos com Namastê

Para facilitar a compreensão, seguem alguns exemplos de frases com a palavra Namastê:

  • Namastê! Hoje eu me proponho a ser uma pessoa melhor;
  • Namastê! Como você está?
  • Dedique-se a espalhar energia positiva e boas ideias. Namastê!

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras