» » Diferença entre Nutrólogo e Nutricionista

Diferença entre Nutrólogo e Nutricionista

A diferença entre nutrólogo e nutricionista está na formação acadêmica. O nutrólogo é alguém formado em medicina que fez especialização em nutrologia médica, enquanto o nutricionista é alguém graduado no curso de nutrição.

O nutrólogo pode prescrever remédios e fazer o diagnóstico de doenças relacionadas aos hábitos alimentares. O nutricionista prescreve dietas e planos alimentares e coordena o preparo de refeições e alimentos.

A atuação dos dois profissionais se complementa, pois enquanto o médico nutrólogo diagnostica e trata a doença relacionada aos hábitos alimentares, o nutricionista acompanha a adaptação do paciente ao novo plano nutricional que deve seguir.

O que faz um nutrólogo?

O nutrólogo é o profissional especializado no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças ligadas nutricionais, ou seja, provocadas pelo comportamento alimentar inadequado, como anemia ferropriva, obesidade, gastrite, diabetes, anorexia nervosa, hipertensão arterial e até vários tipos de câncer. Para tanto, pode prescrever remédios para o paciente.

Assim como o nutricionista, pode descrever dietas e planos alimentares, pois a nutrição alimentar faz parte de seus conhecimentos.

O que faz um nutricionista?

O nutricionista tem mais conhecimentos específicos sobre alimentos do que o nutrólogo, já que o enfoque de sua formação acadêmica é esse. Ele pode verificar o excesso e deficiência nutricional de seus pacientes, indicando planos alimentares que proporcionarão uma melhor qualidade de vida.

Apesar de poder definir cronogramas alimentares, planos e dietas, ele não está habilitado para prescrever medicamentos e nem tratar doenças ligadas aos hábitos alimentares, assim como o nutrólogo pode.

O que estuda um nutrólogo?

O nutrólogo é um médico formado que buscou a especialização em nutrição. É necessário que o profissional tenha concluído o curso de medicina para depois iniciar uma especialização na área.

Em geral estuda a nutrição da mulher, nutrição do idoso, obesidade, doenças crônicas e alimentos funcionais.

O que estuda um nutricionista?

Durante os quatro ou cinco anos de graduação, o bacharel em nutrição terá como principais disciplinas:

  • Anatomia Humana;
  • Biologia;
  • Química;
  • Psicologia;
  • Composição de Alimentos;
  • Bioquímica.

Atualizado em: 24/05/2018 na categoria: Diferenças