» » Ábaco

Ábaco

Ábaco foi a primeira calculadora do mundo, onde havia uma prancha de madeira, com fios paralelos, nos quais estavam bolas que podem ser movidas para cima e para baixo usadas para calcular, dessa  forma, de acordo com a quantidade de bolas que restam na posição inferior, o resultado é apresentado. Sua origem é na Mesopotâmia, há mais de 5500 anos, aperfeiçoado pelos chineses e romanos.

A palavra ábaco vem do latim “abacus”, que veio do grego “abakos”, que por sua vez tem sua forma genitiva “abax”, que significa tábua de cálculos, ou também, tábua polvilhada com terra ou pó, utilizada para fazer figuras geométricas.

Além disso, vários tipos de ábacos foram desenvolvidos, sendo que o mais popular apresenta uma combinação de dois números base, mas o usado na antiguidade, como n Mesopotâmia, Grécia e Egito usavam números sexagesimais.

Uma curiosidade sobre o ábaco é que é usado por alunos deficientes visuais, apesar da existência de calculadoras com som, os ábacos são muito eficazes e utilizados, além disso, não podemos esquecer que alunos chineses consegue fazem contas complexas com um ábaco mais rápido do que um aluno ocidental com uma calculadora eletrônica, embora a calculadora ofereça a resposta quase que instantaneamente, os alunos chineses conseguem acabar o cálculo antes mesmo dos outros acabarem de digitar os números.

Sinônimos de ábaco

Calculadora, credência ou aparador.

Exemplos de ábaco:

“Você pode me emprestar o seu ábaco?”

“Fazer cálculos com um ábaco é mais difícil do que parece”

“Alguém pode me ajudar a usar o ábaco?”

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Tecnologia