» » O que quer dizer Cidadania?

O que quer dizer Cidadania?

A palavra cidadania tem sua origem o latim civitas, e significa um conjunto de direitos a que um cidadão ou uma cidade são atribuídos. Originalmente usado na Roma antiga, para que a sociedade assim pudesse definir a situação política de uma pessoa e também os direitos que ela possuía. Palavra que deu origem a várias outras como por exemplo, civilização, civil e civismo.

O que quer dizer cidadania?

O conceito de cidadania contempla os direitos e deveres civis presentes na constituição, um bom funcionamento da cidadania implica em uma inter-relação entre esses direitos e deveres, e o cumprimento dos dois fazem contribuição para uma sociedade equilibrada.

O exercício de cidadania é a plena consciência de direitos e obrigações, sempre lutando para que os dois sejam colocados em prática de uma forma igualitária. A educação de um país deve ter como um de seus objetivos preparar o cidadão para que ele tenha ciência de seu papel na sociedade.

Cada país possui sua constituição, ou seja, cada governo tem uma abrangência do que seria então cidadania. No Brasil, nós temos a nossa constituição federal que foi promulgada pela assembleia nacional constituinte no dia 5 de outubro de 1988, onde nos artigos 5º e 6º se encontram os direitos e deveres do cidadão.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Sociedade