Debate

A palavra debate é um substantivo masculino que vem do francês “débat”, que significa controvérsia, dessa forma, podemos entender que a palavra debate significa uma discussão acirrada, onde ambas as partes possuem opiniões diferentes sobre um determinado assunto.  Debate também pode significar uma luta em defesa de uma causa, contenda, justa ou peleja.

Aquela situação que ocorre antes de um julgamento, quando a defesa e a acusação de um certo réu apresentam seus argumentos é chamada de debate. Ou ainda na Idade Média, debate era uma composição poética não cantada, que consiste em uma espécie de discussão entre duas pessoas, com versos irregulares e rimas toantes, com presença de temas satíricos e alegóricos.

Um debate é composto por um moderador e os debatedores, nesse caso, o moderador é quem dita as regras, o tempo que cada um vai ter para apresentar seus argumentos, interrompendo-os quando necessário, além disso, está nas funções de um moderador a responsabilidade de manter a ordem e o respeito em um debate. Um moderador também escolhe o tema do debate, avalia o que cada debatedor falou, inicia e termina a discussão.

Já os debatedores ressaltam pontos importantes na discussão, apresentando seu ponto de vista sobre o assunto em questão acompanhado de uma argumentação.

Sinônimos de debate

Conversa, contestamento, disputa, argumentação, controvérsia, polêmica, querela, dúvida, questão e outros.

Antônimos de debate

Acordo, concordância, combinação, contrato, consonância, concórdia, semelhança, afinação, harmonia, entendimento, conformidade, reconciliação e outros.

Frases com a palavra debate

“A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso.”

“Um debate é uma troca de conhecimentos, uma discussão é uma troca de ignorâncias.”

“Chega de exaltar hipocritamente o debate de ideias. Onde já se viu um político brasileiro dotado de ideias?”

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras