» » O que quer dizer Deferido?

O que quer dizer Deferido?

Deferido vem do verbo deferir, do particípio passado. Por sua vez, o verbo deferir tem o significado de dar, conceder, dar concessão, ato de aprovar ou favorecer algo ou alguém em determinada situação.

O Termo Deferido é amplamente usado em instituições que possuem níveis hierárquicos definidos. Podemos citar um caso quando um superior hierárquico de uma empresa ou instituição por exemplo precisa conceder algo a algum subordinado, principalmente por escrito. Normalmente a solicitação vem “pedindo deferimento”, caso a resposta para o pedido seja afirmativa, então é colocado Deferido.

Esse termo é muito utilizado para que haja transparência e seguranças em processos legais e solicitações judiciais por exemplo, ou em processos que envolvem certa burocracia.

O que quer dizer deferido? Não confunda Deferido e Diferido

Apesar da grafia muito similar, as duas palavras possuem significados diferentes e possuem a campos semânticos separados. Enquanto a palavra deferido tem o significado positivo de concessão, aprovação e favorecimento, a palavra diferido vem do verbo diferir, com o significado de algo que houve diferenciação, ligado ao sentido de diferença. Também pode dizer algo que foi protelado, adiado, e não possui nenhuma relação com pedidos, solicitações  e aprovações, como acontece no caso do verbo deferir.

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Jurídico