» » Duque

Duque

A palavra duque é um substantivo masculino, cuja origem está no latim “dux” ou “ducis”, que significa: o que vai à frente, condutor, dirigente ou guia. A palavra duque também era um alto título de nobreza, estando atrás apenas de Grã-duque, Arquiduque, Infante e príncipe, na Idade Média. Já outras especulações afirmam que a palavra duque vem do grego “douka”, que significa chefe. Duque também pode ser um título soberano de um ducado.

Em alguns jogos de tabuleiro, a palavra duque pode significar uma peça ou pedra que valo, ou com a qual se pode marcar 2 pontos, um exemplo de jogo assim é o dominó. Além disso, também pode significar um jogo de paletó e calça feitos com o mesmo material, ou uma cédula de dois cruzeiros.

Existem os duques reais, que fazem parte da família real, que, geralmente, são príncipes e possuem o tratamento de “Sua Alteza Real”, como, por exemplo, o Duque de Iorque e o Duque de Cambridge, que são respectivamente filho e neto da rainha da Inglaterra. Também é importante citar os duques não reais, apenas nobres, membros da aristocracia. Dois bons exemplos são o Duque de Abercorn, e também o Duque de Devonshire. Estes duques não são parte da realeza, mas sim do nível mais alto da nobreza e geralmente têm o tratamento de Sua Graça.

Sinônimos de duque

Nobre, chefe, condutor, dirigente, guia, etc.

Antônimos de duque

Não encontrado.

Frases com a palavra duque

“Rouba um prego, e serás enforcado como um malfeitor; rouba um reino, e tornar-te-ás duque.”

“Em 1889, um comboio passou a ligar Paris a Istambul, antiga Constantinopla:  três mil quilómetros que levavam 75 horas a percorrer. Entre passageiros ilustres, figuraram o duque  de Windsor, o Papa Pio…”

“O presidente da República e o grão-duque do Luxemburgo sublinharam hoje, terla-feira, o contributo dado pela comunidade portuguesa para que aquele país tenha “um futuro promissor” e para o seu desenvolvimento económico e social.”

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Titulos