» » Ébano

Ébano

Ébano é um substantivo masculino, cujo significado é uma madeira escura e pesada e muito resistente, essa madeira é extraída de uma árvore que possui o nome científico de: Diospyros Tesselaria, da família das ebenáceas. Essas árvores são encontradas em regiões tropicais, principalmente na África e na América, sendo que, pode ser encontrada, também, na Ásia.

Trata-se de uma madeira que, quando polida, fica reluzente, considerada muito nobre e valiosa, é utilizada na fabricação de objetos para ornamento e na confecção de instrumentos musicais como o violino, a flauta, clarinete e outros. No sentido figurado, a palavra ébano também pode ser utilizada para dar ênfase nas coisas que possuem a cor preta.

A palavra ébano também serve como um apelido carinhoso, designado a pessoas com a pele escura (negros), utilizado como uma demonstração de carinho e afeto.

Sinônimos da palavra ébano

Acapulco, negro, escuro, guiacana, pau-preto, ébano-da-índia, ébano verdadeiro, guiaca, pau-ferro, sapota-preta, madeira, abenuz.

Antônimos da palavra ébano

Claro, branco, embranquecido.

Frases com a palavra ébano

“Tem a cor das pedras raras
Que enfeitam as mais belas jóias
Tem olhos com cor incandescente
Que faz contar muitas histórias
..
É assim a deusa de ébano
Sempre difícil de descrever
Mas quem a vir na vida
Dela nunca se irá esquecer”

“Aquela mulher é uma Deusa de Ébano.”

“Eu plantei um ébano”

Ébano é a designação comum às árvores do gênero Diospyros, da família das ebenáceas, em particular as pertencentes à espécie Diospyros ebenum. Estas árvores produzem uma madeira nobre e na maior parte das vezes muito escura e densa.”

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Natureza