» » Significado de Empatia

Significado de Empatia

Empatia é ter afinidades e se identificar com a outra pessoa, é também ouvi-la, compreender os problemas e as emoções delas, ou seja, é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

A origem da palavra “empatia” vem da fusão de duas palavras gregas com seus respectivos significados, “IN – para dentro” “PATHOS- sentimentos”, entende-se por empatia a capacidade psicológica de tentar compreender sentimentos das outras pessoas, de uma comunicação afetiva com o outro e também identificação e envolvimento com os outros indivíduos, assim entendemos melhor o comportamento e as decisões tomadas por alguém.

Leia também:

O que quer dizer empatia?

A empatia pode ser desenvolvida, já que é ligada a inteligência emocional, por isso é tida como uma qualidade. Trata-se de uma capacidade muito complexa do ser humano para ser desenvolvida, devido a um movimento de sair de um posicionamento interno/ de dentro de si mesmo, na tentativa de enxergar situações da vida de uma outra pessoa sob pontos de vista iguais. Com esse movimento de distanciamento de si mesmo para poder enxergar uma situação de outrem, que chamamos de inteligência emocional, passamos a entrar num processo de crescimento, amadurecimento e evolução como ser humano.

Muitas pessoas confundem empatia com simpatia, a primeira é mais forte, tentar sentir como o outro sente, já a simpatia é compartilhar a dor.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Psicologia