Fábula

A palavra fábula é um substantivo feminino, cuja origem está no latim “fabula,ae”, que significa uma narração alegórica, conversa, boatos ou relato. Fábula é mais usada como uma curta narrativa, em prosa ou em versos, cujos personagem são animais que agem como seres humanos, tendo como característica principal a presença de uma moral da história.

A palavra fábula também pode significar um fato que foi inventado ou uma invencionice, como uma conversa maldosa que foi espalhada sobre alguém, por exemplo. Outros significados para a palavra fábula são: alguém que dá margem ou lugar para zombarias, críticas ou chacotas ou até mesmo uma grande quantia de dinheiro, apesar de que esse significado é muito pouco utilizado.

As fábulas literárias são, além de protagonizadas por animais, providas de uma conclusão moralizadora (a moral da história citada anteriormente) que apresenta mensagens de caráter constritivo para quem as lê, geralmente crianças.

Sinônimos da palavra fábula

Narrativa, conto, lenda, história, invenção, mentira, fortuna, dinheiro, dinheirada, ficção, apólogo, parábola, intriga ou historieta.

Antônimos da palavra fábula

Verdade ou real.

Frases com a palavra fábula

“Fábula, uma história que poderia ter acontecido de verdade, se a verdade fosse um pouco mais maluca.”

“Que é a história senão uma fábula em que todos concordam?”

“Digamos que existem dois tipos de mentes poéticas, uma apta a inventar fábulas e outra disposta a acreditar nelas.”

“A velha fábula de Prometeu que roubou o fogo do céu para comer os cadáveres dos animais cozinhados, eis a base em que assenta toda a conduta errônea da humanidade.”

Atualizado em: 22/05/2017 na categoria: Significado das principais palavras