» » Marfim

Marfim

Marfim é um substantivo masculino que se refere a um material branco com consistência leitosa, translúcido a opaco, mais compacto do que o osso e que forma a parte central das presas dos animais como o elefante, o hipopótamo, o narval e a morsa, rica em cálcio e sais minerais. A palavra marfim também se refere às presas do elefante antes se serem transformadas em artefato.

A palavra marfim também pode significar uma cor próxima do branco ou uma árvore, chamada de pau-marfim, madeira cara e utilizada em ornamentos. Essa palavra vem do árabe Hazm al-fīl que significa: “osso do elefante”.

A extração de marfim é m grande risco para os elefantes, que são mortos para ter as suas presas arrancadas para a confecção de objetos para enfeites como colares, brincos e outros. Essa extração de dá principalmente pelo seu alto valor comercial. Essa caça predatória de elefantes tem causado uma considerável diminuição nos indivíduos da espécie. Dessa forma, é possível perceber que o marfim possui um grande potencial para uma futura extinção dos elefantes.

Sinônimos de Marfim

Amarfinado, ebóreo, elefantinho, marfíneo, alvo, branco, cândido, marfinense, marfiniano.

Antônimos de Marfim

Escuro, preto, negro, ébano.

Frases com a palavra marfim

“A sabedoria não está encerrada numa torre de marfim, mas encontra-se disponível para todos os que a buscam.”

“O caçador pecará… por sua pele de marfim
Percorreu a chuva imunda
Até um lugar onde o vento chama seu nome
Debaixo das árvores o rio rindo de você e de mim…
Aleluia, a rosa branca do paraíso
As portas que você abre eu não posso fechar…”

Atualizado em: 23/05/2018 na categoria: Animais