» » Nostalgia

Nostalgia

Nostalgia é o sentimento de saudosismo, de tristeza e melancolia causadas pela saudades de um tempo vivido e pode ou não ser idealizado, já que uma pessoa pode sentir saudades de algo que não viveu, mas que poderia e queria ter vivido.

A nostalgia pode ser algo que vai além do físico, sendo, algumas vezes, retratada como loucura ou doença, pois algumas pessoas podem sair do que é real e viver unicamente em um mundo idealizado, baseado no que poderia ter acontecido.

Nostalgia Musical

A nostalgia musical é bastante comum no dia a dia e ocorre quando ouvimos uma música e nos lembramos de momentos de nossas vidas que foram marcados por ela: a música que tocava no primeiro encontro, no dia do casamento, na promoção do emprego, em um enterro ou qualquer outra situação.

Nostalgia no Romantismo

A nostalgia tornou-se conhecida no período do Romantismo por volta do século XVIII e XIX, na Europa, já que o movimento tratava dos sentimentos da tristeza e da saudade do seu país ou de sua amada idealizada.

No Romantismo, havia um grande apreço pela melancolia e o sentimento de saudade retratava bem essa realidade. A nostalgia era tão notória e expressiva nesse período que acabou se tornando uma obsessão, que era chamada de mal-do-século, onde os autores usavam da nostalgia para escrever as suas obras e basear sua vida.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Expressões