» » O que significa fetiche?

O que significa fetiche?

A palavra fetiche significa objetos ou partes do corpo que podem despertar apetite sexual, podendo também significar objeto utilizado em culto que possui poderes mágicos, sobrenaturais. O termo é originário do francês “fétiche”.

Na linguagem popular, a palavra fetiche está ligada diretamente ao sexo, é uma predileção por partes do corpo ou vestimentas que afloram muito mais o apetite sexual, os fetiches mais comuns encontrados são, fetiche com pés, com peito, com bunda e com boca.

A palavra fetiche normalmente está relacionada ao misticismo, pois é sinônimo de feitiço. Algumas tribos de regiões africanas usam em suas crenças objetos como fetiche, esses objetos são adorados e idolatrados como se possuíssem poderes mágico, capaz de realizar verdadeiros milagres.

Na psicologia freudiana o fetiche é considera uma aberração sexual, pois se desvia da meta sexual considerada “natural” – penetração. Ao final de suas obras, Freud considera que o fetichismo não pode ser considerado anomalia, desde que o fetiche em questão não substituía o sexo em si.

Exemplos de frases com fetiche:

  • Meu colega de trabalho possui um fetiche muito estranho com pés;
  • Fetiche sexual faz parte da vida de todo casal;
  • Existe fetiche religioso em diversas religiões de matriz africana.

Sinônimos de Fetiche:

  • Ídolo;
  • Feitiço.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Psicologia