» » O que Significa Pansexulidade?

O que Significa Pansexulidade?

O termo Pansexualidade se refere a pessoas que têm atração sexual ou afetiva por outras pessoas de qualquer sexo. Algumas pessoas consideradas Pansexuais ainda podem sentir atração por objetos, seres vivos ou materiais inanimados.

Algumas correntes médicas consideram a Pansexualidade como um distúrbio sexual, enquanto outras não. Portanto, não há um consenso sobre a Pansexualidade. 

Origem do Termo Pansexualidade

A palavra Pansexualidade é formada pelo prefixo pan-, que se refere a gêneros de pessoas ou animais e não a relações sexuais ou afetivas. Já a junção do prefixo pan – com o – sexualidade indica práticas sexuais ou amorosas.

Dessa forma, a Pansexualidade não indica apenas relações de todas as naturezas. No entanto, as pessoas consideradas com Pansexualidade costumam, em sua maioria, ter hábitos de parafilias

Parafilias, por sua vez, é a atração sexual incomum por animais, objetos inanimados, vegetais e outros objetos e seres. 

Problemas que os Pansexuais enfrentam

As pessoas que apresentam Pansexualidade acabam por enfrentarem problemas psicológicos e psiquiátricos. Não se sabe se tais problemas são causadas pelos seus gostos sexuais e afetivos ou pelo preconceito com que a sociedade enxerga em relação esse comportamento.

Muitos pansexuais acabam passando por tratamento para reduzir as suas tendências a parafilias quando vão buscar tratamentos médicos por outros motivos: DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), depressão, ansiedade, entre outros.

Pansexualidade e Bissexualidade

Os dois termos já foram usados para designar os mesmos significados. No entanto, eles indicam comportamentos e preferências sexuais e afetivas diferentes.

Enquanto os pansexuais sentem atração física ou amorosa por pessoas, animais, seres vivos em geral e objetos inanimados – o bissexual não. A pessoa bissexual só sente atração sexual e afetiva por seres humanos, sejam eles mulheres ou homens.

Atualizado em: 29/11/2018 na categoria: Psicologia