» » O que Significa PDP?

O que Significa PDP?

PDJ se trata de Pós Doutorado Júnior. É uma bolsa fornecida para pessoas já com doutorado, pelo programa CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa), que viabiliza, no Brasil, o aperfeiçoamento e a atualização nas mais variadas áreas do conhecimento, além de possibilitar direcionar a linha de pesquisa dos participantes.

Como Funciona?

O interessado deve apresentar título como de doutor por, pelo menos, há 7 anos, quando for receber a bolsa, além de possuir uma proposta. Caso a proposta seja aprovada, o candidato deve ter a possibilidade de se dedicar exclusivamente a essa atividade e, para isso, recebe uma bolsa.

Além disso, o participante não pode ter vínculo empregatício com empresas. O objetivo atualizar as áreas de conhecimento da pesquisa proposta pelo candidato. Ele passará ainda por um estágio, que contribuirá para a desenvolvimento de sua futura pesquisa, em instituições renomadas e consideradas de excelência na área de atuação do participante.

Como que é preciso apresentar?

Além da tese de doutorado com, no mínimo, 7 anos de aprovação, o interessado deve preencher os formulários online e enviar currículo por meio da plataforma Lattes.

Os aprovados no PDJ contam com algum tipo de benefício?

Sim. Os candidatos aprovados para participar do programa PDJ recebem uma bolsa, conforme tabela de valores atualizadas anualmente. E têm direito a vale-transporte, desde que resida a até 350 km da instituição onde realizará suas pesquisas e o estágio.

Quanto dura o programa?

Os candidatos terão de 6 meses a 1 ano para apresentar seu trabalho de pesquisa. Esse prazo, dependendo do caso, pode ser prorrogado por mais 1 ano.

Quanto tempo tem o candidato para apresentar o relatório técnico de Prestação de Contas?

O candidato que participa do programa tem prazo máximo de 60 dias, depois da apresentação de seu relatório final, para prestar contas sobre a bolsa recebida durante o processo. O candidato também deve manter com ele por 5 anos, a contar do final de sua participação no programa as taxas gastas com as despesas que deve durante a realização de seu estágio e pesquisa.

Isso porque o CNPq pode pedir ao estudante os comprovantes de suas despesas até 5 anos depois do término de sua participação no programa PDJ.

Atualizado em: 29/11/2018 na categoria: Siglas