» » O que Significa PJL?

O que Significa PJL?

PJL é a sigla de Paz, Justiça e Liberdade. Essas letras em conjuntas e dispostas nessa ordem são bastante usadas por pessoas que prestam apoio a alguma pessoa que esteve presa.

Tal letras passaram a se tornar mais popular com a chegada da internet. Quando pessoas que já estiveram encarceradas prestava na web apoio para outras que ainda permaneciam em situação de detentos.

Há registros que alguns ex-presidiários ainda escreviam essas siglas com o nome do presidiário, acompanhado das letras nos seus perfis de redes sociais.

Como surgiu a sigla PJL?

A sigla PJL teria surgido dentro da facção criminosa do Rio de Janeiro Comando Vermelho (CV). As palavras Paz, Justiça e Liberdade também são mencionadas em documentações e pichações dessa organização criminosa, que é a maior do Rio de Janeiro e uma das maiores do País. As pichações de PJL podem ser vistas pichadas em muros de locais de dominação do CV.

Tal sigla também é usada pela facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) – maior organização de criminosos do estado de São Paulo e uma das maiores do país. Diz-se que o PCC possui uma espécie de Estatuto, onde a sigla PJL consta como um símbolo usado ela facção.

Tatuagem com a sigla PJL

Alguns detentos e ex-detentos vão além e chegam a tatuar no corpo o termo PJL, mostrando, aos que conhecem a sigla, que já estiveram presos. Tatuar essas letras no corpo se torna algo até perigoso, já que as autoridades policiais reconhecem as letras e podem fazer batidas policiais em quem tem esse tipo de tatuagem.

As letras são tatuadas, geralmente, nos braços, ombros e nuca.

 

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Girias