Ofegante

A palavra ofegante é usada para se referir a um estado de cansaço físico elevado, onde a pessoa respira fora do ritmo normal e com dificuldade, ou seja, está arquejante ou arfante. O estado ofegante é quando alguém cujas forças diminuíram, geralmente devido a trabalho excessivo ou muito prolongado está cansado ou exausto. Além disso, a palavra ofegante também pode caracterizar um estado próprio de uma pessoa ansiosa, ansiando por determinada coisa, e nesse desejar ela se torna cansada de esperar, porém é algo mais no sentido figurado.

A palavra ofegante é um adjetivo de dois gêneros, que vem do verbo ofegar, cuja origem está no latim “offo”, que significa apertar a garganta, sufocar, esganar. Sendo assim, entendemos que a palavra ofegante é usada para fazer alusão à dificuldade de respirar.

Sinônimos da palavra ofegante

Arfante, arquejante, esbaforido, esbofado, cansado, esgotado, exausto, extenuado, ansioso, anelante, ávido, impaciente, desejoso e outros.

Antônimos da palavra ofegante

Enérgico, resoluto,meduloso, vivaz, robusto, são, hercúleo,seivoso, varonil, movimentado, dinâmico, vigoroso, diligente, agencioso, empreendedor, veemente, ativo, forte, viripotente e outros.

Frases com a palavra ofegante

“Repouse em meu peito com essa respiração ofegante, após a excitante viagem que fez ao meu universo, me beije….”

― Marco Antonio Alvarenga

“Oh! não poder eu voar até você, meu bom amigo, e exprimir-lhe, com a minha emoção e torrentes de lágrimas, os sentimentos que agitam o meu coração! Sinto-me ofegante e procuro me acalmar.”

― Johann Goethe

Atualizado em: 22/05/2017 na categoria: Significado das principais palavras