» » O que é Órgão Expedidor?

O que é Órgão Expedidor?

O Órgão Expedidor, ou Órgão Emissor, de um documento, nada mais é do que a repartição ou órgão público que foi responsável pela emissão desse documento.

Dentre os documentos que possuem órgão expedidor encontram-se a carteira de identidade, mais comumente usada, a certidão de nascimento, a carteira de motorista, o passaporte, dentre outros.

É muito comum que ao preencher algum formulário que precise do número da carteira de identidade, esse formulário solicite o órgão expedidor do documento, e muitas pessoas não sabem onde encontrá-lo.

É simples, basta verificar no próprio documento, na face onde está a foto, a sigla ou o nome que se encontra antes do Estado de emissão do documento.

Caso não consiga encontrar o órgão emissor, ou o seu órgão emissor seja diferente daqueles que existem como opção no formulário que você está preenchendo, selecione SSP e o nome do seu estado, sempre presumindo que a carteira de identidade foi emitida pela Secretaria de Segurança Pública, o que é o caso na grande maioria das vezes.

Exemplos de Órgão Expedidor

O exemplo mais comum de órgão expedidor para carteira de identidade é SSP-nome do estado, ou Polícia Civil-nome do Estado, o que significa basicamente a mesma coisa. Outros órgãos podem ser responsáveis pela emissão da carteira de identidade, sendo assim, basta observar o nome que vem escrito antes do estado.

Outros órgãos expedidores de documentos são os conselhos profissionais, como Conselho Regional de Medicina, para a expedição da carteira de identidade médica.

Temos ainda os Cartórios Civis como órgãos expedidores de certidões de nascimento, casamento, e óbito, por exemplo, a Polícia Federal como órgão emissor de passaportes, o Detran como órgão emissor das carteiras de motorista, entre outros.

Atualizado em: 27/07/2018 na categoria: Sociedade