» » Qual a Diferença entre Ouvir e Escutar?

Qual a Diferença entre Ouvir e Escutar?

A diferença entre ouvir e escutar está no fato de que ouvir se relaciona ao sentido da audição e escutar se relaciona à atitude empática de prestar atenção ao que o outro fala.

Muitas vezes essas duas palavras são utilizadas no dia a dia com o mesmo sentido, quando na verdade elas indicam situações diferentes e que fazem todo sentido nas relações interpessoais.

O que é ouvir?

Ouvir diz respeito mais à percepção automática do som ao nosso redor do que na compreensão do que está sendo ouvido. O ouvir pode ser inconsciente, como quando ouvimos uma música, sabemos que ela está tocando, mas não prestamos atenção na letra. Trata-se de uma ação fisiológica realizada pela ação conjunta dos receptores no ouvido e pelos neurônios da área auditiva do cérebro.

Deixar de ouvir algo é muito difícil, pois é um ato automático e é por isso que barulhos ao nosso redor podem nos incomodar tanto, mesmo quando estamos dormindo.

O que é escutar?

O ato de escutar diz respeito à compreensão daquilo que está sendo ouvido, como quando ouvimos uma música e prestamos atenção na letra.

O ato de escutar é um ato consciente e envolve áreas mais evoluídas do cérebro que nos fazem, de fato, entender e processar aquilo que foi ouvido.

Exemplos de ouvir e escutar

Já falamos sobre o exemplo da música, que podemos tanto ouvir, quanto escutar. O mesmo acontece com as conversas. Quem nunca estava em uma aula e, por mais que ouvisse o barulho de vozes, entrava no “mundo da lua” e ficava por alguns minutos sem de fato compreender o que foi dito pelo professor?

É a partir dessa diferenciação, ainda, que muito se houve em discussões: “Mas você não me escuta!” e não “Mas você não me ouve!”. E ainda quando alguém está dizendo algo muito absurdo: “Você tá escutando o que você está dizendo?”.

Isso porque, em uma conversa, a escuta é algo fundamental, pois é a partir dela que realmente prestamos atenção no outro e entendemos o que ele quer dizer.

Atualizado em: 13/06/2018 na categoria: Diferenças