Pacto

A palavra pacto é usada para se referir a uma espécie de contrato ou acordo existente entre duas ou mais pessoas, ou ainda uma convenção entre pessoas ou com um grupo. Além disso, a palavra pacto pode significar uma constituição que rege alguns estados confederados, com, por exemplo, a Suíça.

A palavra pacto é um substantivo masculino cuja origem está no latim pactum, que significa um ajuste, convenção ou pacto. Geralmente, quando se fala em pacto, se pensa logo em algo maligno, mas pacto é apenas um acordo, seja ele entre pessoas ou entre pessoas e entidades.

Sinônimos da palavra Pacto

Entendimento, acordo, união, trato, compromisso, negócio, convenção, combinação, contrato, convênio, aliança, fusão, laço e outros.

Antônimos da palavra Pacto

Contradição, desajuste, desacordo, desarranjo, hostilidade, inimizade, aversão, divergência, discórdia, avaria, desunião, desarmonia, atrito e outros.

Frases com a palavra Pacto

“Todo casal deveria fazer um pacto: “quando eu achar que o amor está acabando, prometo lembrar de todos os motivos que me fizeram te amar.”

– Telbin Alves

“O segredo de uma velhice agradável consiste apenas na assinatura de um honroso pacto com a solidão.”

– Gabriel García Marquez

“Como há um problema no Brasil, a gente faz sucesso, todo mundo acha que a gente faz um pacto com o diabo, porque você não pode fazer sucesso porque trabalha, alguma você aprontou.”

– Miguel Falabella

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras