Particular

A palavra particular é usada para se referir àquilo que é próprio de determinados seres vivos, pessoas ou coisas, ou seja, algo peculiar. Um objeto particular é próprio ou de uso exclusivo de alguém, também chamado de privativo ou privado. Uma característica particular é aquela que é própria de uma pessoa, que a torna diferente das demais formadoras de um grupo, algo fora do comum, restrito a essa pessoa, raro ou singular.

A palavra particular é um adjetivo de dois gêneros cuja origem está no “partiularis”, que significa particular ou parcial. Dessa forma, podemos entender que a palavra particular é usada para caracterizar aquilo que é unicamente de uma pessoa ou grupo, podendo ser uma característica física ou emocional, ou um objeto.

Sinônimos da palavra particular

Típico, peculiar, especial, específico, característico, próprio, confidencial, pessoal, intimo, individual, reservado, privativo, privado, exclusivo e outros.

Antônimos da palavra particular

Público, partilhado, genérico, geral, comum, igual, global, liberado, trivial, corriqueiro, usual, vulgar, banal, ordinário, omisso, displicente, popular, compartilhado, coletivo e outros.

Frases com a palavra particular

“A minha particular definição de comunicação: se me dirigir a palavra, amém, se não, também.”

– Kabral Araujo

“Foi como uma sessão particular de Alien, o oitavo passageiro.”

– Tim Burton

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras