Perpétuo

A palavra perpétuo é usada quando e quer dizer que algo dura sempre, é eterno, não cessa nunca, ou seja, é contínuo. Além disso, a palavra perpétuo também é usada para se referir a aquilo que não se altera, é inalterável ou vitalício, diz-se que uma prisão é perpétua quando alguém é condenado a passar o resto da vida na prisão, ou seja, permanecerá naquele local por tempo vitalício em sua vida.

A palavra perpétuo é um adjetivo cuja origem está no latim “perpetuus”, que significa perpétuo ou para sempre. Outro significado para a palavra perpétuo é quando diz-se da sepultura adjudicada por prazo indeterminado.

Sinônimos da palavra perpétuo

Eterno, infinito, infindo, contínuo, ininterrupto, incessante, invariável, imutável, inalterável, sempiterno, perenal, perdurável, infindável e outros.

Antônimos da palavra perpétuo

Efémero, incontínuo, interpolado, intermitente, interrupto,interrompido,cessante, efêmero, momentâneo, frágil, mutável e outros.

Frases com a palavra perpétuo

“Esta vida é um perpétuo combate e a filosofia o único emplastro que podemos pôr nas feridas que recebemos de todos os lados.”

– Voltaire

“A partir desta data, Aquela mágoa sem remédio É considerada nula E sobre ela, silêncio perpétuo.”

― Paulo Leminski

“Um feriado perpétuo – essa deve ser uma voa definição do inferno.”

― George Bernard Shaw

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Significado das principais palavras