Diferença entre Política e Politicagem


Embora os termos se pareçam, a diferença entre política e politicagem é grande. A política é a ciência do ato de governar um Estado ou Nação e inclui o atendimento aos interesses públicos. A politicagem está ligada à política de interesses, à obtenção de vantagens para si mesmo ou para um certo grupo de pessoas, à troca de favores.

Como você pôde perceber, politicagem não é o mesmo que política. É importante frisar que aqui damos ênfase à política relacionada às atividades do Governo, seja ele nacional, estadual ou municipal.

Nesse âmbito, todos aqueles que são encarregados de representar a população, garantir os seus direitos e a sua dignidade e fogem a essa tarefa, se valendo ainda do próprio cargo para satisfazer os seus próprios interesses e os de seu grupo político e também para beneficiar apenas aqueles mais próximos de si, como seus parentes, se utilizam da politicagem e não podem ser chamados de políticos, já que não estão compromissados com a Administração Pública de fato.

Para observar se um político preza, de fato, pela supremacia do interesse público, basta acompanhar as suas atividades, a sua busca incessante pelo cumprimento do seu projeto político de acordo com os interesses do povo.

Ele é politiqueiro se embarca em causas que ferem ou diminuem o direito dos cidadãos para atender aos interesses de seu grupo político, se beneficia os seus familiares e amigos em detrimento daqueles que mais precisam ou se simplesmente não trabalha e age como um parasita se beneficiando às custas do dinheiro do povo.

Se ainda por cima ele se aproveita dos holofotes para chamar atenção para si em troca de poder, anunciando feitos insignificantes ou mesmo tentado ludibriar o povo mascarando os seus reais interesses ele não é um político em essência.

Com base em todas essas informações, é fácil constatar a politicagem no Brasil. Em nosso país ocorre o domínio desta sobre a política de fato.

Significado e etimologia do termo política

A política é a arte e a ciência de governar. É também o conjunto de regras e normas ligadas à administração de determinada instituição.

Com relação à sua etimologia, o termo tem origem no grego antigo politeía, que indicava todos os procedimentos ligados à polis (cidades-estados da época), a tudo aquilo que é público. Onde há administração, há política.

A ciência política é a ciência que estuda a estrutura e o funcionamento de todas as instituições políticas e também analisa a ligação entre quem está no poder e quem está abaixo dele.

Qual é a diferença entre política e político?

O político é responsável por assegurar que a política seja cumprida. A diferença entre um e outro consiste no fato de que a política sempre será voltada para garantir o bem-estar social a partir da utilização dos recursos públicos, mas alguns políticos não a colocam em prática como deveriam.

Exemplos de politicagem

Os exemplos de politicagem podem ser vistos todos os dias, mas principalmente no período eleitoral. Quando há compra de votos, por exemplo, o político não busca propor melhorias sociais, mas apenas alcançar o poder através do meio mais fácil.

Também são formas de politicagem as alianças que se formam e se desfazem o tempo todo pela fome de poder e o enriquecimento ilícito através do desvio de verba pública.


Veja Também:

O Que é Politicagem?