Politica

Significado de Comunismo

O comunismo é uma ideologia que prega a organização da sociedade sem a existência de classes sociais, com base na propriedade coletiva dos bens de produção e a não existência do Estado. Trata-se de uma doutrina que abrange traços políticos …

Significado de Facultativo

A palavra facultativo, utilizada como um adjetivo, designa algo que não é obrigatório, que permite que se faça ou não, que pode ser arbitrado. Tomemos como exemplos o voto e alguns feriados. Nos Estados Unidos, por exemplo, o voto é …

Voto de Cabresto

O voto de cabresto é uma expressão popular brasileira que surgiu no início da República, onde os coronéis, valendo-se de seu poder econômico, usavam a repressão, a compra de votos para fazer com que os eleitores votassem nos candidatos que eles …

Fascista

Nos dias de hoje, fascista é o termo usado para se referir a alguém que pertence, tem ideias semelhantes ou concorda com o fascismo – que foi, em uma simples definição, um regime político caracterizado por medidas extremistas e autoritárias. A …

O que é Politicagem

O termo politicagem possui significado pejorativo – depreciativo, desagradável. Refere-se à política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes. Designa também o conjunto dos políticos que se dedicam à tal prática. Pode-se dizer, em uma linguagem popular, …