» » Qual a Diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

Qual a Diferença entre Bacharelado e Licenciatura?

O bacharelado é diferente da licenciatura: o Bacharel pode atuar no mercado de forma mais ampla, ser engenheiro, biólogo, enfermeiro, administrador, etc, enquanto o Licenciado é considerado apto para atuar apenas como professor do Ensino Infantil, Fundamental e/ou Médio.

Bacharelado – O que é Bacharel?

O bacharelado é um tipo de curso superior que confere ao estudante formado o título de Bacharel. Os cursos de bacharelado preparam o aluno para uma atuação ampla no mercado de trabalho, para profissões como médico, advogado, administrador, engenheiro, dentista, etc.

Esse tipo de curso possui uma média de duração de 4 a 5 anos, mas há cursos que podem se estender mais, como a Medicina, com 6 anos, em média.

Bacharel pode dar aula?

Não. Se o profissional com o título de Bacharel deseja dar aulas, deve fazer um curso de complementação pedagógica que o habilite a ser professor na sua área de formação.

Outra alternativa é entrar no mesmo curso, mas na modalidade de licenciatura, pedir dispensas das matérias já vistas e então estudar apenas aquelas ligadas à pedagogia, didática e outras que capacitarão o profissional como professor.

Caso o profissional queira ser professor do Ensino Superior, ele deve ter, ao menos, uma especialização (curso de Pós-Graduação Lato Sensu).

Licenciatura

No curso de licenciatura, o profissional formado poderá atuar como professor no Ensino Infantil, Fundamental e Médio. O estudante poderá optar por licenciatura em pedagogia, por exemplo, ou mesmo em áreas mais específicas, como matemática e geografia. O tempo médio de duração de cada curso varia de 3 a 4 anos.

Há ainda os cursos em que as duas modalidades são cursadas juntas, como no curso de letras. Nesses casos, o profissional sai habilitado para atuar como professor e nas demais funções em que a sua formação se encaixa no mercado de trabalho.

Os cursos que oferecem tanto a licenciatura quanto o bacharelado possuem as mesmas bases, mas, a partir de certo momento, os estudantes do curso de licenciatura passam a ter matérias voltadas para a pedagogia, psicologia e didática.

Diferença entre Bacharelado e Licenciatura em Educação Física

O profissional licenciado em Educação Física poderá atuar como professor no ensino fundamental e médio ou mesmo fazer pesquisas científicas. O curso de licenciatura em Educação Física dura 3 anos, com carga horária de 2.800 horas.

O bacharel em Educação Física pode atuar em diversos campos, como na ginástica, natação, musculação e serviço personalizado de personal training ou técnico em esportes. A duração do curso é de 4 anos, com uma carga horária de 3.200 horas.

Mas, segundo o MEC – Ministério da Educação, agora o licenciado em Educação Física pode atuar nas áreas em que apenas o profissional com título de bacharel poderia. Ao contrário disso, os bacharéis em Educação Física não podem ser professores da área no ensino fundamental e médio, como os licenciados.

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Diferenças