» » Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas acontece 40 dias antes da Páscoa e marca o começo da Quaresma, que é um período onde os católicos rezam em jejum, não comem carne e fazem diversas obras de caridade.

A Quarta-feira de Cinzas delimita o começo de uma espécie de preparação ara a Páscoa, onde as pessoas se dedicam à sua vida espiritual e para estar em comunhão com Deus.

A data muda de acordo com a Páscoa, já que é sempre 46 dias antes. A Quarta-feira de Cinzas também determina o fim do Carnaval e também é muito utilizada pelos foliões para descansar e curar sua ressaca.

Quarta-feira de Cinzas – Catolicismo Romano

De acordo com as crenças da Igreja Católica Apostólica Romana, a Quarta-feira de Cinzas é uma data que remete à morte. Nessa data, eles marcam a cabeça dos fiéis com cinzas para simbolizar o arrependimento por todos os pecados.

Normalmente, os fiéis permanecem com a marca até o anoitecer e, só então, a removem.

Quarta-feira de Cinzas é Feriado?

Apesar de ser considerado um feriado, a Quarta-feira de Cinzas não é algo oficial. Na verdade, é algo cultural onde as pessoas consideram feriado, mas não é.

Ainda existem estabelecimentos que diminuem a jornada de trabalho por conta da Quarta-feira de Cinzas, funcionando somente até o meio-dia, mas não é algo oficial.

 

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Datas Comemorativas