» » » O que quer dizer Logradouro?

O que quer dizer Logradouro?

A palavra logradouro significa aquilo que pode ser usufruído, logrado ou desfrutado por algum indivíduo. De uma forma geral, logradouro pode ser uma rua; pode ser um endereço de espaço privado ou público.

No Urbanismo, a palavra logradouro representa um espaço público oficialmente reconhecido pela administração de cada município. São os livres espaços como as  praças, avenidas, jardins, ruas, etc., que são destinados à circulação de veículos e ao uso comum dos cidadãos.

A palavra logradouro vem do verbo lograr e pode ser usado na descrição uma pastagem pública para gado, um terreno contíguo ou mesmo uma habitação para serventia.

O que quer dizer logradouro?

Tipos de Logradouro

Logradouro público e privado:

É importante mencionar também que existem duas outras categorias de logradouros, os privados e os públicos. Um logradouro do tipo privado pode, por exemplo. ser um condomínio ou também uma rua privada. Já os logradouros públicos são a maior parte das ruas, sendo um lugar que pode ser acedido por um indivíduo qualquer.

Logradouro dos Correios:

Logradouro também é um tipo de endereço usado nos Correios no sistema de endereçamento, um órgão público cuja atribuição principal é a responsabilidade pelas correspondências. É constituído pelo nome oficial e tipo de logradouro.

Em vários casos, o campo logradouro deve ser preenchido somente com o nome da rua, porque existe uma área específica a ser preenchida onde determina-se complemento (fundos, casa, apartamento e etc.).

Atualizado em: 31/07/2019 na categoria: Geografia, Sociedade