Ratimbum: O que Significa? Qual a Origem da Palavra?


Ratimbum é uma onomatopeia onde cada sílaba representa o som de instrumentos musicais. Há também uma versão que diz que a origem da palavra ratimbum é um rajá indiano, cujo nome era Timbum, que visitou a Faculdade de Direito da USP nos anos 30. Não demorou muito para que os estudantes fizessem uma brincadeira com os nomes rajá e timbum, de onde provavelmente pode ter surgido a expressão.

Ratimbum também é o nome de um programa infantil de grande sucesso da emissora TV Cultura que foi ao ar entre 1989 e 1992, assim como Castelo Rá-tim-bum, televisionado entre os anos de 1994 e 1997.

Ratimbum em Festas – “Parabéns pra Você”

Há duas histórias que podem explicar o surgimento do “parabéns pra você”, música cantada para os aniversariantes que contém a expressão ratimbum.

A primeira é a seguinte: antigamente, as bandas de percussão tocavam um TARÁRÁTIMBUM (som dos instrumentos musicais) no começo ou fim de suas apresentações. Esse som, mais tarde, foi transformado em onomatopeia e incorporado na hora de cantar os parabéns. Como era uma palavra muito grande, ela foi reduzida apenas para ratimbum.

Mas há uma versão que explica o surgimento do refrão inusitado cantado na hora do parabéns.

Também na faculdade de Direito onde rajá Timbum fez uma visita e seu nome ficou marcado, havia um estudante com apelido de Pic Pic porque sempre aparava seus bigodes com uma tesourinha.

Os mesmos estudantes brincalhões e que gostavam de colocar apelidos em seus colegas, ao irem para o bar tomar algumas cervejas, eram obrigados a esperar meia hora para que a bebida ficasse gelada e uma nova rodada chegasse, e por isso costumavam gritar em coro: é meia hora, é hora, é hora, é hora!

Onde esses estudantes iam, cantavam a música que surgiu com a junção de todas essas expressões e palavras: “Pic-pic, pic-pic, meia hora, é hora, é hora, é hora, rá, já, tim, bum“, que foi se espalhando de boca em boca e evoluindo com o tempo, se transformando no clássico refrão da música de parabéns que conhecemos hoje.