Razoável


A palavra razoável é usada para caracterizar coisas ou situações logicamente plausíveis ou racionais, aceitáveis pela razão, com bom senso, sensatos, justos e compreensíveis por se basearem em razões sólidas. Além disso, a palavra razoável também é usada para se referir àquilo que não é excessivo, ou seja, que está em quantidades moderadas, ou ainda ao que não é excelente, mas é bom, ou seja, é aceitável.

A palavra razoável vem do substantivo razão, cuja origem está no latim “ratio”, que significa medida, cálculo ou proporção. Sendo assim, entendemos que a palavra razoável é usada para se referir àquilo que é bom, porém não é excelente, está na medida certa, sem exageros.

Sinônimos da palavra razoável

Racionável, lógico, procedente, coerente, verossímil, crível, acreditável, provável, possível, admissível, plausível, compreensível, justo, legítimo, racional, ajuizado, ponderado, sensato, suficiente, regular, aceitável, mediano, módico, baixo, moderado, pequeno, comedido e outros.

Antônimos da palavra razoável

Improcedente, exagerado, emocional, ilógico, caro, irregular, incoerente, maluco, desatinado, louco, insensato, alienado, insano, demente, doido, descomedido, inconcebível, inacreditável, impossível, incrível, inaudito, inverossímil, inadmissível, intolerável, incabível, raro e outros.

Frases com a palavra razoável

“A constância é a firmeza razoável; a que não é razoável é obstinação.”

― Massimo D’Azeglio

“O amor, no seu estado social, talvez não tenha nada razoável senão a sua loucura.”

― Antoine de Rivarol